FAÇA PARTE DO NOSSO TIME DE CONSELHEIRO(A)S

Um compromisso com a formação acadêmica e a relevância da centralidade bíblica.

Setting Pastoral é um Programa de Cursos voltados para a Escuta e Acolhimento em Aconselhamento Cristão fundamentado na Palavra de Deus, mas fazendo uso de ferramentas eficazes presentes nas atividades terapêuticas! Acreditamos que a Bíblia – “especialmente os pergaminhos” – tem em si mesmo elementos suficientes para se estruturar um modelo de aconselhamento que seja satisfatório e eficiente, todavia, podemos instrumentalizar ainda mais – “traga os livros” – com ferramentas que podem ampliar satisfatório-eficiente.

FAÇA PARTE DO NOSSO TIME DE CONSELHEIRO(A)S

Um compromisso com a formação acadêmica e a relevância da centralidade bíblica

Cadastre-se para se tornar um instrutor

Você precisa para preencher este formulário

Os nossos Conselheiros são motivados, antes de tudo, que sejam conscientes dos seus perfis. Nós, do Setting Pastoral, somos contrário a tal "falsa modéstia", bem como a tal soberba. Motivamos uma tomada de consciência, sobretudo, do lugar de servo de Deus, que os nossos instrutores fujam dos dois extremos. Sejam conscientes que Deus é Deus, e que nós podemos ser uteis a causo do Reino de Deus. Com isto, afirmamos que o candidato a ser um dos nossos instrutores, em primeiro lugar, deve ser um servo do evangelho submetido à vontade de Deus, e que tenha comprometimento com a centralidade das Escrituras sagradas; e, certamente, que tenha uma boa formação acadêmica-teológica; e, ainda, preferencialmente, que tenha formação na área de Aconselhamento.
Primeiro regra é ter ciência que está assumindo um compromisso por livre iniciativa; segundo rega é saber que, ao assumir um compromisso é uma questão de honra fazê-lo cumprir; terceiro ter absoluta ciência que este é um programa cristão-evangélico-pentecostal que se alinha de forma inegociável com um viver centrado na vida de oração, leitura da bíblica e jejum com propósito. E, por fim, em quarto lugar, que todos estas tomadas de ação se alinham de forma incondicional, ao comportamento ético. Somos um time que, tendo o texto bíblico como Escritura Sagrada, entendemos que a postura ética é o único meio pelo qual é possível tornar este texto uma realidade na nossa vida prática. Não como se praticante do texto bíblico sem ter um compromisso ético em todos os sentidos: compromisso ético com o Outro, compromisso ético consigo mesmo e compromisso ético com Deus. Nesta ordem!
Três ações básicas fundamentais para começar produzir conteúdo no Setting Pastoral: 1) Comece pelo que se sabe; 2) Comece pelo simples; 3) Comece pelo objetivo, focal. Começar pelo que se sabe é a ação mais honesta que se pode ter, aliás, honesta e sabia, pois, querer falar de algo que não se tem conhecimento, é, em última análise, uma tremenda burrice. Ainda que se tenha profundo conhecimento e domínio sobre determinada área, começar pelo simples é o ideal, pois, a partir da aí tem-se a possibilidade de introduzir no conteúdo, passo a passo, instâncias mais complexas. Todavia, devemos dizer que ser simples não é ser simplório; a simplicidade pode sim ser um ato rico em todos os sentidos. A terceira ação- começar pelo objetivo – faz a união entre as outras duas ações, ou seja, ainda que se comece pelo que se sabe e se apresente um conteúdo que começa pelo simples, se faltar objetividade nada adiantará. É preciso que o conteúdo tenho um norte claramente delineado, ou seja, apresente com clareza que existe início, meio e fim, mas com objetividade. Um conteúdo que vá pela via principal, evitando os atalhos “não pavimentados”.